Acompanhamento

    Grupo AcompañamientoA equipe de acompanhamento da RedGUIA capacita e assessora na inicialização de programas de acompanhamento na otimização dos mesmos, buscando sempre a melhora nos níveis da permanência estudantil.

    São parte da equipe de Acompanhamento, Miguel Aurelio Alonso, Luz Stella Escudero, como coordenadora dos mesmos, Fabiola Faúndez.

    Em ambientes universitários há distintos processos de acompanhamento de estudantes, entre outros, a mentoria, a tutoria e a acolhida.  

    Processos de Acompanhamento

    • Mentoria tradicional: trata-se de um processo de acompanhamento e apoio de um professor a um estudante, baseado em uma atenção personalizada para tentar facilitar-lhe a resolução de problemas relacionados com sua adaptação ao ambiente universitário e com os ganhos dos objetivos acadêmicos. Na literatura, também encontra-se com a denominação de tutoría (ANUIES, 2000).
    • Tutoria acadêmica: é uma ação em que o professor soluciona dúvidas sobre os conteúdos teóricos e práticos de uma disciplina ou assunto (Montserrat, Gisbert, & Isus, 2007).
    • Tutoria acadêmica entre os pares: é semelhante à anterior, mas o acompanhamento é feito por um estudante.
    • Conferências entre os pares: estudantes de cursos superiores oferecem palestras para grandes grupos de alunos sobre temas específicos, estabelecendo um momento para questionamentos e resolução de dúvidas.
    • Processos de indução ou recepção: realiza-se uma série de atividades que buscam a integração social à universidade. As ações são altamente concentradas na primeira e/ou segunda semana da chegada do aluno, são muito utilizadas em programas de intercâmbio internacional.
    • Tutoria entre os pares na universidade: Processo de acompanhamento no qual um aluno dos cursos superiores (o tutor) realiza uma série de encontros com os novos alunos (telemacos) para facilitar a sua integração no meio ambiente e o desenvolvimento da carreira, sob a supervisão de um coordenador. (Alonso e cols., 2012).

    Todas as técnicas citadas envolvem estratégias de intervenção para incrementar a permanência nos estudos. São complementares, porém, se for preciso escolher entre uma ou outra, a escolha vai depender do tipo de necessidades a serem atendidas. Por exemplo, para os estudantes de intercâmbio internacional, um bom programa de acolhimento, geralmente, funciona muito bem, e para a integração de novos alunos, um programa formal de tutoria por pares bem elaborado e coordenado, costuma ser muito eficaz.